image

18/12/2019

Como se proteger do frio

Saiba como se proteger do frio na moto

 

 

Com as temperaturas mais baixas, andar de moto passa a ser um pouquinho desconfortável, além dos motociclistas estarem mais propensos a ficarem doentes por conta da exposição ao vento gelado e a chuva. Além do desconforto, o condutor pode passar por algumas inseguranças pois os nossos reflexos parecem ficar anestesiados, com a capacidade de movimentação afetada. As mãos e os pés também ficam travados, o que pode ser bastante inconveniente na hora da frenagem ou desviar de imprevistos.

 

Durante a pilotagem, o corpo pode dar diversos sinais de que a temperatura está abaixo do ideal. O endurecimento das extremidades como dedos e nariz, que se contraem para manter a circulação e o processo de irritação dos olhos pode indicar que algo possa estar errado durante a pilotagem. O batimento cardíaco também aumenta para garantir que o sangue seja bombeado por todo o corpo, a fim de garantir a temperatura ideal. As funções cerebrais também ficam mais lentas e o resultado são respostas e comandos mais lentos que podem levar a uma reação atrasada.

 

O ideal é se proteger do vento com roupas adequadas para o frio, além de tomar líquidos quentes antes de pilotar em dias de temperaturas baixas. Respeitar os limites do organismo é essencial.

 

 

Protegendo o corpo

 

A maioria dos motoqueiros já utilizam luvas de lã para suprir o frio durante a pilotagem. O acessório é peça essencial para andar de moto com máxima segurança e em épocas frias tem um papel preponderante. Elas são responsáveis por proteger as mãos em caso de queda, além de aquecer durante as más condições atmosféricas. Adquira luvas confortáveis e de qualidade, para que melhor se adaptem ao formato de suas mãos.

 

O colete elétrico é outro acessório muito apreciado pelos motoqueiros mais experientes. Com ele, o condutor se mantém aquecido e confortável durante todo o trajeto em sua moto, possibilitando uma viagem sem qualquer tipo de sobressalto.

 

O calçado também é peça importante para pilotar com máxima comodidade nos momentos frios. É necessário adquirir botas de cano alto que sejam confortáveis e de boa qualidade. É importante que a sola seja de borracha para aderir a qualquer tipo de piso sem causar nenhum tipo de acidente.

 

 

Cuidados com a moto

 

A motocicleta também pode sofrer com as baixas temperaturas. No próprio manual do proprietário encontra-se recomendações para que aqueça o motor antes de sair com a moto. Para isso, basta ligá-la e deixá-la funcionando por entre três e cinco minutos antes de partir. Este aquecimento evita o desgaste prematuro de peças do motor. O combustível mais quente também contribui para o rendimento da moto. Além disso, o sistema elétrico deve estar em boas condições, já que nesta época ele costuma ser mais exigido.

 

Além de todos os cuidados já citados, o motociclista deve pilotar com bastante cautela e atenção redobrada. O ideal é que mesmo depois de aquecida, o motociclista ande devagar com a moto por cerca de cinco minutos, isso serve para que outros fluidos, como os do freio e o óleo da suspensão atinjam a temperatura ideal. 


A Moto Formosa possui os melhores acessórios para você e sua moto andarem preparados em qualquer ocasião e temperatura. Faça-nos uma visita e confira as nossas ofertas. 


Categoria : Blog